O que é a L-carnitina?

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Já faz um tempo que se tornou moda a L – carnitinae o seu uso tornou-se algo comum, sobretudo em academias e desportistas. Agora infinidade de produtos dietéticos destacam em seus rótulos estar enriquecidos com essa substância. Mas…será que realmente tudo o que há de milagroso sobre este produto? É realmente tão bom como nos querem vender? Devemos lembrar que nós somos os consumidores que devemos preocupar-nos por descobrir e informar-nos sobre o que realmente estamos comprando e quando eu falo de informar, não conta só ler o rótulo do produto. Pensa que certamente o fabricante não lhe interessa destacar no recipiente tudo aquilo que te possa impedir de comprá-lo. A fim de contas, o empresário o que ele quer é ganhar dinheiro.


Apesar de que se tenta vender como um aminoácido essencial, não é. A L – carnitina é um nutriente derivado do aminoácido essencial lisina.


O nosso corpo pode produzir L – carnitina?


Se. O nosso organismo sintetiza de forma natural para que facilite o metabolismo das gorduras e dessa forma obter energia. Dito de outra forma, nosso corpo obtém energia através do consumo de sua própria reserva de gordura, “barriga”. Grande quantidade de carnitina, que utilizamos é fabricado em nosso organismo a partir de lisina, com a ajuda de outros nutrientes, como a metionina ( aminoácido essencial), vitamina C, vitamina B3, vitamina B6 e um mineral, o ferro. A falta de qualquer um destes nutrientes, produz uma deficiência de L-carnitina.


Há alimentos que contêm L-carnitina?


Como seu nome já nos dá a entender que os alimentos com mais carnitina são as de origem animal (principalmente carne de vaca, carneiro e porco) . Uma dieta equilibrada contém mais quantidades de L – carnitina do que é necessário.
Por outro lado, embora a maioria dos vegetais não contêm L-carnitina, é importante consumi-los para incorporar as vitaminas e minerais necessários para fabricá-la. Obviamente, também foram de consumir frutas e legumes, pois são necessários para nos manter saudáveis.


Existe evidência científica que endossa o consumo de suplementos de L-carnitina para eliminar gordura?


A maioria dos estudos científicos não têm evidenciado que as doses suplementares de L – carnitina em atletas produzam algum benefício extra, as reivindicações sobre a eficácia da L-carnitina ainda baseiam-se em casos anedóticos, isto é, as experiências de quem já foi utilizado.
Muitas das pessoas que provaram a L-carnitina garantem que viram aumentada a sua perda de gordura, melhorando o seu rendimento desportivo e diminuiu a fadiga física pós-treino.
Aparentemente, apesar da pouca evidência científica, os suplementos de L-carnitina parecem dar bons resultados entre aqueles que a consomem.


Quais são os sintomas que provoca uma deficiência de L-carnitina?


As deficiências de Carnitina são muito raras, mas em casos que existem e se manifestam por fadiga muscular, cãibras ou envelhecimento prematuro.


O meu conselho


Lembre-se, se tu dieta é variada e não faltam as proteínas de origem animal ,não deverá ter nenhuma carência de L-carnitina. Meu conselho é que você não deve despejar todas as suas expectativas para umas “pílulas mágicas”, mas se sua dieta é equilibrada e não consumir muita carne vermelha, talvez, o aporte extra de a L-carnitina pode ajudar a eliminar um pouco de tecido adiposo e o que é importante, sem efeitos colaterais, já que não deixa de ser uma amina sintetizado por nosso próprio corpo.