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Maio 28, 2019

Você sofre de halitose? Combate o mau hálito

O mau hálito ou halitose é um problema que pode chegar a condicionar muito a vida das pessoas, gerando problemas de auto-estima e prejudicando suas vidas sociais se não for resolvido.


Em certas ocasiões, nem sequer somos conscientes do problema, porque não percebemos o cheiro do nosso próprio hálito (fenômeno de adaptação).


A maioria das pessoas adultas têm problemas de mau hálito em algum momento de sua vida, embora alguns resolvem com facilidade e outras não acham tão fácil.


Há dois tipos de halitose, uma temporal e outra persistente ou duradoura. A primeira pode ser causada pelo consumo ocasional de algum alimento ou bebida que favorecem o mau hálito (alho, cebola, repolho, café, álcool,…etc.), quando fumamos, ou também é típico do primeiro suspiro de manhã, porque à noite segregamos menos saliva, a boca seca, favorece o crescimento bacteriano.


No entanto, o segundo tipo de halitose é a mais problemática e pode ser devido a várias causas.


Abaixo deixo uma lista das causas mais comuns que causam halitose:



  1. Má higiene dental (é a causa mais freqüente)

  2. Cáries, infecções orais

  3. Drogas: antibióticos, anti-hipertensivos, ansiolíticos, etc..(secura de boca)

  4. Xerostomia (secura de boca)

  5. Gengivite (infecção nas gengivas)

  6. Má higiene da língua (a língua se depositam muitas bactérias)

  7. Consumo de determinados alimentos ou bebidas

  8. Tabagismo

  9. Dietas de baixa caloria

  10. Diabetes

  11. Dentaduras postiças, prótese, selos e coroas mal colocados etc..

  12. Faringite, frequente, sinusite, etc..

Como combater a halitose?



  1. O mais importante é uma correta higiene bucal, prestando atenção especialmente para a limpeza entre os dentes, onde se depositam restos alimentares. Por isso, para complementar a escovação, eu recomendo o uso de fio dental) e enxaguar a boca.

  2. Às vezes, preocupamo-nos com a limpeza dental e esquecemo-nos de limpar a língua. Mas lembre-se que nela habitam um grande número de bactérias que, se não eliminá-los continuarão crescendo e gerando odores desagradáveis.

  3. Para uma correta limpeza dos dentes, deverá ir mudando sua escova a cada 3 meses.

  4. Beber muita água e evitar a boca seca.

  5. Consumir alimentos que estimulam a secreção de saliva também é uma opção. Você pode tentar mastigar pastilhas elásticas e rebuçados sem açúcar, tomar sucos de frutas ácidas, etc..

  6. Não ficar muitas horas sem ingerir alimentos.

  7. Evitar fumar. Sempre vai ser algo benéfico para a nossa saúde em geral.

  8. Visitar o dentista duas vezes por ano para que vá verificando o estado dos seus dentes.

Há remédios caseiros para combater o mau hálito?



  1. As pastilhas de clorofila podem ser de grande ajuda para eliminar o mau hálito. Se você quer consumir de forma natural, o agrião é um alimento rico em clorofila.

  2. O bicarbonato de sódio ajuda a regular o PH da saliva. Diluir uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água, e fazer elixires orais.

  3. Tomar chás de menta ou hortelã fresca.

  4. Ao que parece mastigar salsa fresca após as refeições, mantendo o hálito fresco por horas.

Espero que tenha sido útil o post e se tiverem alguma dúvida, não hesite em fazer o seu comentário.


Saudações! ?

O que é a L-carnitina?

Já faz um tempo que se tornou moda a L – carnitinae o seu uso tornou-se algo comum, sobretudo em academias e desportistas. Agora infinidade de produtos dietéticos destacam em seus rótulos estar enriquecidos com essa substância. Mas…será que realmente tudo o que há de milagroso sobre este produto? É realmente tão bom como nos querem vender? Devemos lembrar que nós somos os consumidores que devemos preocupar-nos por descobrir e informar-nos sobre o que realmente estamos comprando e quando eu falo de informar, não conta só ler o rótulo do produto. Pensa que certamente o fabricante não lhe interessa destacar no recipiente tudo aquilo que te possa impedir de comprá-lo. A fim de contas, o empresário o que ele quer é ganhar dinheiro.


Apesar de que se tenta vender como um aminoácido essencial, não é. A L – carnitina é um nutriente derivado do aminoácido essencial lisina.


O nosso corpo pode produzir L – carnitina?


Se. O nosso organismo sintetiza de forma natural para que facilite o metabolismo das gorduras e dessa forma obter energia. Dito de outra forma, nosso corpo obtém energia através do consumo de sua própria reserva de gordura, “barriga”. Grande quantidade de carnitina, que utilizamos é fabricado em nosso organismo a partir de lisina, com a ajuda de outros nutrientes, como a metionina ( aminoácido essencial), vitamina C, vitamina B3, vitamina B6 e um mineral, o ferro. A falta de qualquer um destes nutrientes, produz uma deficiência de L-carnitina.


Há alimentos que contêm L-carnitina?


Como seu nome já nos dá a entender que os alimentos com mais carnitina são as de origem animal (principalmente carne de vaca, carneiro e porco) . Uma dieta equilibrada contém mais quantidades de L – carnitina do que é necessário.
Por outro lado, embora a maioria dos vegetais não contêm L-carnitina, é importante consumi-los para incorporar as vitaminas e minerais necessários para fabricá-la. Obviamente, também foram de consumir frutas e legumes, pois são necessários para nos manter saudáveis.


Existe evidência científica que endossa o consumo de suplementos de L-carnitina para eliminar gordura?


A maioria dos estudos científicos não têm evidenciado que as doses suplementares de L – carnitina em atletas produzam algum benefício extra, as reivindicações sobre a eficácia da L-carnitina ainda baseiam-se em casos anedóticos, isto é, as experiências de quem já foi utilizado.
Muitas das pessoas que provaram a L-carnitina garantem que viram aumentada a sua perda de gordura, melhorando o seu rendimento desportivo e diminuiu a fadiga física pós-treino.
Aparentemente, apesar da pouca evidência científica, os suplementos de L-carnitina parecem dar bons resultados entre aqueles que a consomem.


Quais são os sintomas que provoca uma deficiência de L-carnitina?


As deficiências de Carnitina são muito raras, mas em casos que existem e se manifestam por fadiga muscular, cãibras ou envelhecimento prematuro.


O meu conselho


Lembre-se, se tu dieta é variada e não faltam as proteínas de origem animal ,não deverá ter nenhuma carência de L-carnitina. Meu conselho é que você não deve despejar todas as suas expectativas para umas “pílulas mágicas”, mas se sua dieta é equilibrada e não consumir muita carne vermelha, talvez, o aporte extra de a L-carnitina pode ajudar a eliminar um pouco de tecido adiposo e o que é importante, sem efeitos colaterais, já que não deixa de ser uma amina sintetizado por nosso próprio corpo.

O que é o colágeno hidrolisado e como usar

O colágeno hidrolisado é um suplemento nutritivo, feito principalmente a partir de ossos e cartilagem bovino, que pode ser usado para promover a produção de colágeno pelo organismo, ajudando a melhorar o aspecto da pele e fortalecer as articulações, unhas e cabelos. Este suplemento pode ser encontrado em forma de cápsulas ou em pó, tendo este último que ser diluído em água, sucos ou chás.


A suplementação com colágeno normalmente é recomendado a partir dos 30 anos, mas também pode ser usada mais cedo por pessoas que passam muito tempo ao sol, ou que fumam, já que esses fatores agravam a saúde da pele e estimulam o envelhecimento.


Como tomar colágeno hidrolisado


A quantidade recomendada de ingestão de colágeno é de 8-10 g máximo por dia, que pode ser consumida junto com uma refeição, em qualquer horário do dia. O melhor tipo de colágeno é o hidrolisado, já que sua absorção a nível intestinal é maior. O colágeno em pó podem ser encontrados com ou sem sabor e pode ser diluído em água, sucos, sopas ou batidos.


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É importante a ingestão de vitamina C junto com o colágeno, já que potencia os seus efeitos no organismo, e é recomendável diluir o colágeno ou tomar as suas cápsulas, junto com uma fonte de vitamina C, como o suco de limão, laranja, abacaxi ou tangerina. Com a intenção de melhorar a sua eficiência, alguns colágenos já trazem a vitamina C em sua formulação.


Quando tomar colágeno


O colagénio, normalmente, é indicado para pessoas com mais de 30 anos ou que tenham problemas nas articulações. Além disso, também é recomendado para pessoas que não conseguem consumir proteína suficiente na dieta, o que pode acelerar a perda de firmeza na pele e trazer problemas a nível das articulações.


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Também pode ser recomendado para pessoas que fumam ou que passam muito tempo expostas ao sol, já que são factores em que a pele envelhece mais rapidamente. Além disso, o colágeno pode ainda ser utilizado para promover a cicatrização de feridas pós-cirúrgicas, favorecendo a redução de cicatrizes.


Benefícios do colágeno hidrolisado


Os principais benefícios do colágeno hidrolisado são:



  • Melhora a firmeza da pele;

  • Fortalece as articulações, unhas e cabelo;

  • Melhorias no tratamento da osteoporose;

  • Previne o envelhecimento;

  • Melhora o controle da pressão arterial;

  • Previne úlceras gástricas.

É importante ressaltar que estes benefícios são obtidos principalmente quando é acompanhado de uma alimentação saudável, o que potencializa os resultados da suplementação com colágeno.


Onde comprar


Você pode encontrar em farmácias, drogarias, lojas de produtos naturais e pela internet no link: http://diarioradical.blog.br/dermacaps/


Você também pode encontrar como ingrediente em produtos alimentícios, como por exemplo, lanches, que em sua composição possuem colágeno e barrinhas de cereais com colágeno.