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Outubro 23, 2018

Abstinência sexual e seus efeitos!

Diferenças no ambiente


Cada indivíduo pode lidar de forma diferente com o mesmo período de tempo sem relações sexuais. Algumas pessoas garantem que sentem uma grande necessidade, têm muitos sonhos eróticos e até mesmo notam que lhes atraem pessoas que antes não se fijarían. Tudo isso, justificam com frases como “é que eu tenho tanto tempo sem sexo…”.


Outras pessoas na mesma situação podem sentir que cada vez mais necessitam de menos, já nem apenas pensam em fazer isso e se pode ouvir “eu acho que me tornei assexuada, depois de tanto tempo”.


É claro que você também pode passar pelas duas fases durante um longo período de abstinência.


Uma das razões pelas quais isso acontece é por a diferente quantidade de estímulos sexuais que cada um recebe. Quando o cérebro recebe um sinal que classifica como erótica provoca uma resposta que ajuda a preparar o corpo para uma possível relação sexual, se você recebe estímulos de uma forma mais ou menos regular se prepara para captarlos mais rápido. Ou seja, uma pessoa que, por exemplo, se entreter lendo romances eróticos será mais capaz de detectar estímulos sexuais em outros momentos de seu dia, por exemplo, andando pela rua pode ser fixado em mais indivíduos atraentes. Ao contrário, se não fornecemos estímulos eróticos para o cérebro, este ocupa a sua energia em outras coisas, e, com o tempo, você pode limitar a sua capacidade de detectar esses sinais, por exemplo essas pessoas que dizem que levar muito tempo sem sexo “lhes torna assexuais”, já não lhes atrai ninguém sexualmente.


Alguém que tenha casal e que tenha percebido que seu desejo fora você pode encontrar uma solução para aumentar os estímulos sexuais, mas se você se encontra em um momento de abstinência involuntária é possível que seja mais confortável para ele ou ela limitar este tipo de sinais.


Conseqüências da abstinência


Não existem muitos estudos relacionados com as conseqüências da abstinência sexual e todos eles se referem à abstinência genitais, ou seja, que só têm em conta o tempo que uma pessoa não usa os genitais em suas relações eróticas. Há muitas maneiras de se relacionar sexualmente sem os órgãos genitais, mas também é verdade que a maioria das pessoas que têm um tempo de abstinência, sem ser de sua escolha não realizam outras atividades sexuais.


Por exemplo, um estudo do Royal Infirmary de Edimburgo sobre os benefícios das relações sexuais também revelou que a abstinência sexual (genital, neste caso) pode aumentar o risco de depressão e piorar a auto-estima.


No entanto, se o período de abstinência é feita por escolha pessoal, não provoca qualquer conseqüência negativa. Entendemos que refere-se a que as pessoas que querem ter sexo, mas vê frustrado seu desejo continuamente podem acabar desenvolvendo medos e inseguranças que afectem a sua alma e a sua auto-estima.


Depois de um longo período de abstinência também é muito comum que existam medos para retomar as relações sexuais. Essa sensação de ter perdido a pratica leva a pensar que sua eficácia sexual será prejudicada, que “lhes vai notar”, etc., O problema é que esses medos provocam alterações na resposta sexual, podendo causar problemas de ereção, falta de controle da ejaculação e diminuição da lubrificação e dor na penetração nas mulheres.


Assim, se é que vai retomar as relações sexuais depois de um tempo de abstinência mais ou menos prolongado, o melhor conselho é ter calma e aumentar a quantidade de carícias e beijos (atividades não-genitais que não costumam causar ansiedade) antes de atirar para a piscina.

Acabar com os maus hábitos

A causa por que nos custa tanto eliminar os maus hábitos é que nos acalma e nos ajudam a acalmar nossas tensões internas. No entanto, as vantagens não costumam durar muito. O dr. Jean-Christophe Seznec* explica como podemos chegar a libertar-nos se nós aceitamos os estados de ânimo e nos concentramos nas necessidades que os originam.


Os maus hábitos refletem as necessidades não satisfeitas


Morder as unhas, beber demais, fumar, beliscar entre as refeições para depois compensar com dietas muito severas… Esses hábitos são prejudiciais para o organismo e acabam se tornando, para algumas pessoas, em vícios reais. “Muitos se relacionam com a boca, observa o Dr. Jean-Christophe Seznec*, psiquiatra especialista em terapia comportamental e cognitiva, porque assim nos ensinam a calmarnos quando somos pequenos. Não obstante, os maiores, não são mais do que falsas boas soluções que nos impulsionam a estar ativos, como o desporto ou o trabalho, mais do que aprender a ser e a viver. Agora, as pessoas, somos seres humanos e o que devemos fazer é transigir com as nossas emoções, em lugar de temê-las”.


Os comportamentos viciantes nos produzem uma falsa sensação de alívio, graças a um prazer efêmero, mas, na realidade, apoderam-se de nós e nos empobrecem. “As emoções que nos informam as necessidades que você tem que cobrir e transmitir energia para cumprir esse objetivo. Lutar contra elas ou ignorar um beco sem saída…”, explica o especialista.


Costumamos ter consciência dos maus hábitos em que nos apoiamos para anestesiar nossa vivência emocional. Assim, as emoções que provocam soma-se da culpa de ter caído em tentação.


Concretamente, o que há que fazer para eliminar os maus hábitos?


Para cessar um comportamento nocivo, temos que questionar quais são as reais necessidades que o originam. O Dr. Seznec aconselha que se observem as circunstâncias em que acontece, os pensamentos que o acompanham e as sensações físicas e emocionais: “O ver as coisas do lado de fora contribui para que compreendamos melhor o que está em jogo, mas também a identificar os momentos em que caímos em tentação”.


Depois será mais fácil evitar os automatismos e parar um momento para considerar quais são as necessidades reais e seguir tendo a capacidade de escolha: “Este charuto me identifica com o que é importante para mim? Você Realmente responde a minha necessidade subjacente? Não estou mais bem cansado, estressado, contrariado… ?”.


No momento, qualquer alternativa parece menos atraente, sobretudo nas primeiras vezes. Imaginar que um se livra das limitações inerentes ao vício (pesquisar um estanque, gasto nada desprezível…) ajuda a motivar. “Em termos gerais, é conveniente perguntar o que a pessoa gostaria de ser, comenta o Dr. Seznec. Com grande frequência, em efeito, os comportamentos viciantes nos afastam desse ideal. Renunciar a esse pequeno prazer imediato custa um pouco, mas, no final, produz uma satisfação muito maior quando nos aproximamos de um mesmo”.


Que decepção quando, depois de ter tomado uma decisão firme, voltamos a cair no mesmo! Segundo o psiquiatra, o último que você tem que fazer é desistir: “todos os caminhos começam por dar um primeiro passo. Contar com um “caderno de psicoterapia” ajuda a adquirir consciência de que as experiências e as conquistas obtidas”.


Dicas práticas para adotar um novo modo de vida


Bocejar e respirar mais lentamente


Bocejo alivias as tensões. Você pode repetir quantas vezes quiser, especialmente no trabalho, antes de uma refeição, uma reunião ou qualquer acontecimento estressante. O Dr. Seznec também aconselha fazer pausa na respiração e não respirar mais de seis vezes por minuto durante um minuto, várias vezes ao dia (normalmente respiramos de 15 a 20 vezes por minuto).


Afastar os pensamentos negativos


As emoções influenciam o pensamento. Algumas emoções surgem de forma automática, são amarrados e favorecem a reflexão. Por exemplo: “Essa pessoa, na terceira fila, está bocejando”, “o público não lhe interessa a minha apresentação”, “não sirvo para nada”… Por que deixar-se levar pelos pensamentos que nos tenta incutir que o córtex cerebral?


Promover as relações sociais


A sociedade dá pouca importância aos vínculos sociais, que são, não obstante, indispensáveis para o bem-estar humano. Perguntar para a família como vai tudo, falar com os vizinhos, fazer compras no mercado, sorrir… “Qualquer ocasião é boa para fomentar o intercâmbio e mimar o “ambiente social””, conclui o Dr. Seznec.


Adotar um modo de vida condizente com as necessidades de cada um


Para desprender-se dos maus hábitos a longo prazo, é importante recorrer a várias atividades que respondam a essa necessidade de alívio: exercícios de respiração, atividade física, jantares entre amigos, saídas para o mercado de música… Cada um deve procurar as que mais se adaptam à sua situação pessoal, seus gostos e necessidades.


Para evitar tensões internas que causam a ansiedade e as emoções negativas, o Dr. Seznec recomenda igualmente reduzir o ritmo habitual, viver o momento presente em lugar de dar voltas ao passado ou se preocupar com o futuro; fazer coisas por si mesmo em vez de agradar os outros; ser mais conciliador com você mesmo. A perfeição não existe, então…


“Para garantir o sucesso e que este seja duradoura, há que aprender a ver as coisas de outro ponto de vista e, às vezes, a mudar radicalmente os hábitos, indica o Dr. Seznec. Aplicar uma nova filosofia de vida requer tempo, trabalho pessoal e, às vezes, um ponto de bravura. Mas é uma condição indispensável para ser livre, coerente com você mesmo e ser”.


 

Perder peso depois dos 40

Com os anos, o corpo vai mudando pouco a pouco, é algo inevitável. Também é normal ver-se os 50 com alguns quilos a mais do que quando tínhamos 20 anos: trata-se de uma realidade fisiológica que temos que admitir! No entanto, nem sempre é fácil estabilizar o peso de mais.
Mas há que evitar pesadas todos os dias, vigiar o peso com regularidade nos permite agir com rapidez: é a melhor maneira de evitar acumular quilos outros e de suas conseqüências negativas, tanto para a figura como para a saúde.


Por isso você pode precisar de uma ajuda, o Inibium Caps e mais nossas dicas abaixo, vai ajudar a você perder peso rapidinho!


Estratégia


Você sabe: uma alimentação saudável e variada é uma das chaves do bem-estar e a boa saúde. Prestar atenção ao que você come, mas escolher corretamente os alimentos pode melhorar a qualidade nutricional de seus alimentos… e ajudá-lo a estar em plena forma durante a sua dieta.


Vantagens


Sabe perfeitamente o que te convém. Sabe controlar a fome e você aprendeu a apreciar mais a qualidade que a quantidade.


Armadilhas que você deve evitar


Não consumir suficientes produtos lácteos, Para conservar os ossos sólidos e reduzir o risco de sofrer de osteoporose, recomenda-se aos adultos, tomar um mínimo de cálcio de 1.200 mg por dia. Para isso, é indispensável tomar entre 3 e 4 produtos lácteos diários: leite, iogurte, queijo… São ricos em cálcio, sejam desnatados ou inteiros. Mas atenção: as combinações de suco de frutas-leite apenas fornecem cálcio e, os frascos pequenos de bebida láctea fornecem uma quantidade de cálcio consideravelmente menor do que um iogurte.


Ser muito perfeccionista


Quero fazê-lo muito bem… Atenção: fazer uma dieta para emagrecer não significa ter que comer todos os dias o mesmo, cozinhar apenas de uma forma ou de se privar diariamente! Para emagrecer sem frustrarte e, acima de tudo, para não voltar a ganhar peso, comer tem que continuar a ser um prazer.


Toca a mexer!


Mover-se e aumentar a atividade física permite-lhe comer um pouco mais e seguir o emagrecimento ao mesmo tempo. Para melhorar a figura e o estado de forma, ao mesmo tempo, caminhe mais, suba as escadas a pé, e realiza 10 minutos de exercício por dia, se possível.


Desfrutar sem colocar em perigo a linha


Veja como exemplo os seguintes alimentos e pratos para amenizar suas refeições:



  • Finas ervas (salsa, o cerefólio e cebolinha frescas ou congeladas): tenlas sempre à mão para temperar saladas e pratos principais. Também é muito útil ter uma coleção de frascos com ervas aromáticas e especiarias, alho-poró chalotas e limões.

  • Preparados congelados: para ligar e dar corpo. Apenas têm calorias e nada de gordura.

  • Óleo de avelã ou nozes: muito rico em ácidos graxos essenciais e, como tem muito aroma, a certeza de que não abusaremos em saladas.

  • Combinado de legumes frescos congelados: listas, originais e saborosas. Você pode ferver, pular ou vapor para renovar o prato de legumes! Frutas exóticas (mangas, lechias, kumquats, maracujá…): não são mais calóricas do que o resto de frutas e pode consumir 2-3 vezes ao dia.

  • Bebidas light: a coca light, água com gás de sabores sem calorias, chá de hortelã quente ou gelado (com adição de edulcorantes de vez em quando).

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