10 Maneiras de fortalecer o seu sistema nervoso

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Fortalecer o sistema nervoso, é possível, por meio da alimentação, do bom descanso, uma boa saúde mental, que ajudará a manter o sistema em condições ideais, prevenindo alterações e doenças.


O sistema nervoso, é um dos sistemas mais importantes, está composto principalmente por umas células chamadas neurônios e que com o passar do tempo elas vão diminuindo propiciando alterações na função do organismo, como doenças, estresse, depressão, tensão, ansiedade, insônia, dores de cabeça, enxaqueca, cansaço, entre outras.


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Provavelmente, se pegue muito pouco em conta o cuidado com o sistema nervoso. No entanto, deve-se cuidar dele e fortalecê-la por meio de um estilo de vida saudável que ajude para que funcione bem, este sistema é um dos mais complexos, mas os mais importantes, encarregado de realizar múltiplas funções, capta e processa os sinais exercendo controle e coordenação sobre os órgãos vitais, para que estes possam funcionar bem.


Anatomicamente, o sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central e periférico. E, do ponto de vista funcional, na autônomo (regula as funções involuntárias do organismo) e somático (conjunto de neurônios que regulam as funções conscientes e voluntárias do organismo). Faz parte de várias ações corporais, tanto externas como internas.


As melhores formas de fortalecer o sistema nervoso são com um estilo de vida que inclua uma boa alimentação, exercícios, dormir bem, ter uma boa saúde emocional.


1.- Adiciona os alimentos ricos em ácidos graxos na sua dieta


Já é sabido que o consumo de alimentos ricos em nutrientes, não só ajudá-lo a ver-se e sentir-se bem, mas que, além disso, será de grande ajuda para poder ter um sistema nervoso saudável. Aconselha-Se aumentar alimentos ricos em ácidos graxos essenciais, como o salmão, legumes de cor verde, como brócolis, couve de Bruxelas, espinafre, couve, azeite, sementes de linhaça, nozes


2.- Aumenta os alimentos ricos em vitaminas B, C, E


Podem ser consumidas principalmente frutas e vegetais, grãos integrais, levedura de cerveja, germe de trigo, entre outros.


3.- Aumenta os minerais como o cálcio, magnésio, zinco


Alimentos ricos em minerais como: semente de soja, o amaranto, espinafre, alfafa, abóbora, etc.


Alimentos ricos em magnésio como:


4.- Evite fumar, usar drogas e alguns medicamentos


As substâncias tóxicas são obtidos principalmente do uso de drogas, fumar, uso e abuso de drogas, e, sobretudo, de maus hábitos, como o de não se alimentar de forma equilibrada e saudável. E não descansar bem, isso reduz a função ideal de neurônios e, além disso, propiciar a diminuição destas células tão importantes para o organismo.


Evite estes alimentos:



  • Os refinados, ricos em açúcar

  • Abuso no consumo de café

  • Alimentos ricos em gorduras

  • Alimentos processados

5.- Durma bem:


A insônia, muitas vezes é consequência de stress, ansiedade, cansaço, dores, alergias, que alteram o sono, evitando descansar de forma adequada, por isso, uma forma de fortalecer o sistema nervoso, que é descansar bem, dormir pelo menos oito horas diárias. Dentro de mais aconselhável para poder dormir bem é tomar um banho quente antes de dormir, beber algumas infusões calmante de camomila, melissa, ervas relaxantes, que ajudam a dormir bem.


O sistema nervoso tem um papel muito importante para as múltiplas funções do organismo, por isso, é necessário manter-se saudável e alimentando-se de forma muito nutritivo, pode estar bem.


6.- Exercícios mente-corpo:


Outra das formas de fortalecer o sistema nervoso, é por meio de exercícios, você pode praticar yoga, tai-chi, há muitas formas de poder executá-los, e geralmente são simples, mas isso vai depender da condição física de cada pessoa. Tomar tempo para desfrutá-los, não só ajudá-lo a relaxar e a fortalecer o sistema nervoso, mas também ajudá-lo a uma boa saúde mental. Prevenindo a ansiedade, estresse, cansaço. Também se aconselha a meditação como uma outra alternativa para manter o sistema em boas condições.


7.- Aromaterapia:


As alternativas naturais são muito úteis para poder fortalecer o sistema nervoso, uma delas é a aromaterapia, onde são usadas essências que dão energia e ajudam a relaxar o sistema. Aproveite as fragrâncias dos óleos essenciais, você pode escolher: Óleo da árvore do chá, lavanda, alecrim, camomila, sálvia, entre outros. É muito simples de adicionar à sua rotina diária, só se deve inalar um pouco, algumas vezes ao dia, depois de um banho, antes de dormir, isso ajuda a relaxar o sistema nervoso, além de fortalecê-lo, já que estes óleos fornecem benefícios e propriedades do organismo.


8.- Infusões de ervas:


Além disso, de fazer uso de óleos essenciais para poder fortalecer este sistema, você pode beber chás de ervas que contêm propriedades para relaxar, ajuda a manter um sistema nervoso saudável. Você pode beber chás de camomila, gengibre, alecrim, eucalipto, valeriana, limão, entre outras.


9.- Prepara e beber batidos de frutas e vegetais:


Tomar shakes de vegetais e frutas, ajudam a fortalecer o sistema nervoso, já que são nutritivos, e, além disso, fornecerão benefícios para poder estar saudável.


Você pode preparar um shake de pera e aveia, morango, melão, maçã, se quiser que fiquem mais completos, você pode adicionar nozes, passas, não só seu sabor será muito agradável, mas que, além disso, você pode desfrutar de todos os nutrientes, que dão energia e bem-estar geral para o organismo. Há muitas receitas de shakes que podem ajudar a acalmar o sistema e baixar os níveis de ansiedade.


10.- Suplementos nutricionais:


Fazer uso de complementos e suplementos nutricionais, pode ser outra das opções que contribuam para fortalecer o sistema nervoso, muitos deles, ajudam a combater a ansiedade e o stress, e além de complementar a nutrição.


É recomendado escolher aqueles que fornecem vitaminas e minerais, dentro dos que se aconselha consumir estão: Ginseng siberiano, biloba, complexo B, L-teanina, Cromo, Magnésio, entre outros, recomenda-se consultar com um especialista em saúde, de forma que possa sugerir o mais adequado, dependendo do caso particular de cada pessoa.


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Outras formas que se aconselham para fortalecer o sistema nervoso são: ouvir música, manter boas relações, cuidar o estado de ânimo, pesquisar e realizar atividades que ajudem a relaxar, pode ser praticar um esporte, fazer uma atividade que se desfrute, como pintar, ler, entre outras , isso para manter o sistema em perfeitas condições. Cuidar do sistema nervoso é indispensável para poder prevenir doenças, afecções e doenças.