10 Alimentos Para Aumentar As Plaquetas Que Sabem Delicioso

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Saber sobre as plaquetas não é uma responsabilidade exclusiva dos médicos, pois se trata de um conhecimento valioso que indicará os valores de saúde de uma pessoa. A seguir, aprofundaremos sobre este importante tema.

O que são plaquetas?

As plaquetas são pequenos fragmentos do citoplasma de células chamadas, megacariocitos, presentes na corrente sanguínea. São os corpos que impedem o sangramento durante um corte ou ferida aberta.

Estas plaquetas, como também são conhecidos, estão inativos com uma aparência de pequenas placas. Atuam durante uma hemorragia ao recorrer aos vasos sanguíneos envolvidos na ferida e formam um coágulo que há de tampa na mesma.

O que significa ter baixas as plaquetas?

A deficiência na quantidade de plaquetas no sangue implica um potencial de hemorragia profusa, até com uma mínima corte.

Embora o organismo funcionar bem, a partir de 100 mil, a contagem de plaquetas em pessoas saudáveis, está entre 150 mil e 450 mil por micro litro de sangue. Quando a contagem atinge ou ultrapassa o meio milhão de plaquetas, é conhecido como tratamento.

Uma contagem baixa de plaquetas causar sangramentos súbitos pelo nariz e gengivas, também se manifesta com manchas vermelhas no corpo, conhecidas como, petequias. Sangue nas fezes (manes) e na urina (hematúria) somam-se a estes sintomas.

Os períodos menstruais longos ou pesados de as mulheres poderiam implicar uma baixa contagem plaquetários. Os seguintes são os riscos de hemorragia ligados a contagem de plaquetas:

Superior a 100 mil plaquetas por micro litro de sangue: situação normal, mesmo depois de uma cirurgia.

Entre 50 mil e 100 mil: um lesionado sangrará mais do que o normal.

Entre 20 mil e 50 mil: hemorragias profusas até com o mínimo de lesões ou feridas.

Abaixo de 20 mil: sangramento espontâneo com ou sem lesão.

Uma dieta que garanta um bom reconteo plaquetários será uma medida preventiva contra os caros tratamentos clínicos, baixa contagem de plaquetas.

Leia o nosso guia sobre as causas das plaquetas baixas

Quais são os alimentos que ajudam a manter um bom contagem de plaquetas?

Os seguintes são 10 dos mais efetivos alimentos para manter um bom contagem de plaquetas:

1. Granada

A romã é um fruto multifacetado, que contém quantidade suficiente de ferro, mineral essencial para subir rapidamente e manter as plaquetas na faixa apropriada.

Sua alta concentração de vitaminas contribui para manter o nível de energia requerido pelo corpo, até com um reduzido contagem plaquetários.

O ideal é comer o grão diretamente para aproveitar toda a sua fibra solúvel, que ajuda a reduzir o colesterol e a reduzir a constipação. Seu consumo também será benéfico em sucos naturais ou concentrados de granada.

2. Leite

O leite fornece cálcio, macromineral que favorece a regeneração de plaquetas.

O periósteo do leite é o precursor da fibrina, proteína fibrilar que colabora para a formação de redes tridimensionais, que servem para manter unidas as plaquetas durante uma ferida. Esta proteína também é responsável pela manutenção da camada protetora formada nas rupturas da pele.

A deficiência de cálcio levará a formação de coágulos de sangue, por isso que o corpo será exposto a um sangramento profuso em caso de uma ferida.

Além de leite, queijos, iogurte e outros produtos lácteos são fontes de cálcio.

3. Alimentos ricos em folato

O folato é essencial para uma saudável divisão celular e sua deficiência no corpo afetará negativamente na contagem de plaquetas. Sem suficiente de ácido fólico no organismo não formar-se-á a quantidade necessária de glóbulos vermelhos, o que promoverá uma anemia.

Um adulto deve ingerir pelo menos 400 mg de folato por dia, vitamina B, que está em frutas cítricas, acelga, espinafre e outros vegetais de folha verde, feijão, lentilhas e outros legumes, aspargos, brócolis, abacate, beterraba e repollitos de Bruxelas. Também em cereais integrais.

Ao beber dois copos de suco de laranja por dia pode lhe fornecer ao corpo uma boa dose de ácido fólico e vitamina C.

4. Proteínas magras

As carnes magras somam abundante zinco e vitamina B12, nutrientes fundamentais para reverter os efeitos de tratamento, redução do nível de plaquetas, que circulam na corrente sanguínea.

O peixe, galinha, peru e outras aves como o avestruz, são as carnes com proteínas magras para subir a contagem de plaquetas. Esta última é rica em ferro e vitaminas do complexo B. O alto teor de zinco na carne das ostras se soma aos alimentos que favorecem a nivelar os trombócitos.

5. Extrato de folhas de mamão

Os compostos nas folhas de mamão aumentam a quantidade de plaquetas no sangue. Em seguida a preparação de sua infusão:

  • Lavar as folhas de mamão e fervê-las em fogo médio para liberar lentamente seus compostos.
  • Reduzir a quantidade de líquido para a metade de seu volume.
  • Repousar e beber duas ou três colheres de sopa de extrato de pelo menos duas ou três vezes ao dia.

Outra forma de preparar a infusão:

  • Lavar as folhas e esmagá-las em um almofariz.
  • Misture um pouco da pasta resultante com três colheres de sopa de água em um pano de linho limpo.
  • Espremer o extrato de beber.

Em ambas as preparações se pode adicionar mel para acalmar o amargo da infusão. As folhas devem estar frescos e, de preferência, ser proveniente de plantas de cultivo orgânico.

Leia o nosso guia sobre os 5 benefícios das sementes de mamão para a sua saúde

6. Óleo de fígado de bacalhau e óleo de semente de linho

O óleo de fígado de bacalhau e de linhaça contêm suficientes ácidos graxos ômega-3 que fortalecem o sistema imunológico, melhoram a circulação do sangue e previne inflamações.

Estes óleos fortificam o sistema imunitário, contendo a redução das plaquetas e prevenindo uma condição auto-imune em que o próprio organismo elimina as células saudáveis, incluindo os trombócitos. Alguns distúrbios auto-imunes são causadores de tratamento.

O ideal será um produto orgânico se é utilizado o óleo de sementes de linho.

7. Alimentos ricos em vitamina A

A vitamina a é essencial para a constituição de proteínas no corpo, o crescimento e a divisão celular, incluindo o processo do qual se originam as plaquetas. Também é importante para o bom funcionamento das retinas.

Os seguintes são os alimentos com vitamina A:

  • Carnes e peixes.
  • Lácteos.
  • Espinafre, brócolis, couve, cenoura, abóbora e batata-doce, entre outros alimentos ricos em beta-caroteno, principal fonte de vitamina A.

Beber suco de laranja com cenoura é ideal para aumentar o folato e a vitamina A no corpo.

Leia o nosso guia sobre os alimentos com vitamina A

8. Clorofila de grama de trigo

A clorofila ajuda a purificar o sangue, combate a anemia, estimula o sistema imunológico e tem efeitos rejuvenescedores e revitalizadores.

O suco conteúdo na grama de trigo soma mais de 70 % de clorofila, tornando-se uma das melhores fontes deste nutriente que promove a produção de células sanguíneas e a geração de plaquetas.

Assim se faz um suco rico em clorofila e vitaminas:

  • Corte e misture folhas de planta de trigo.
  • Esprema duas laranjas sobre um copo.
  • Pode-Se acrescentar pó orgânico de grama de trigo.

A clorofila é para as plantas o que o sangue representa para o corpo. Sua estrutura molecular é quase idêntica à da hemoglobina, só se diferem em que a primeira tem um átomo central de ferro e a segunda é a de magnésio.

9. Alimentos ricos em vitamina K

A vitamina K tem um papel importante no crescimento celular e na renovação das plaquetas na corrente sanguínea, mais conhecido como vitamina antihemorrágica.

O sangramento excessivo durante a menstruação pode estar associada a deficiências de vitamina K, nutriente que atua contra o endurecimento das artérias e no fortalecimento de ossos, com o que ajuda a prevenir a osteoporose.

Brócolis, espinafre e acelga, entre outros vegetais de cor verde intenso, são principais fontes da vitamina. Chá verde, alface, tomate, couve-flor, repolho, cereais integrais e nabos, somam-se a outras fontes vegetais de vitamina K.

As primeiras fontes animais do nutriente são as carnes vermelhas magras, fígado e ovos. O consumo de suplementos de vitamina K também é válido.

10. Dieta viver com saúde

A Associação de Apoio para os Transtornos Plaquetarios dos Estados Unidos recomenda uma dieta energética anti-inflamatória, em pessoas com baixa contagem de plaquetas, com base em pesquisas sobre os requerimentos nutricionais do corpo e os estudos relativos aos padrões de geração de plaquetas no sangue (1).

Demonstrou-Se que este regime macrobiótico compreendido em grãos integrais e vegetais orgânicos, é eficaz na produção de células no sangue e o aumento de plaquetas para combater trombocitopenia.

Esta dieta não sugere proteínas de origem animal, com exceção do peixe e iogurte de alta qualidade. Devem-Se evitar adoçantes, álcool, limão e melão amargo, água tônica e quinino.

Para começar a consumir estes 10 alimentos que colaboram para melhorar a contagem de plaquetas, será necessário participar e consultar antes o médico ou nutricionista.

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